segunda-feira, 1 de outubro de 2007

FÉ NO AMOR MISERICÓRDIOSO - Parte I


Texto: 1Jo 4,16

Assim como João o discípulo amado, Sta. Teresinha também afirma: “EU CREIO NO AMOR DE DEUS POR MIM!” Toda da doutrina dela esta baseada nesta fé, a fé no amor. A fé firme, sincera e simples no amor de Deus.

O amor é o primeiro motor da vida, é o Evangelho vivido. “É SÓ O AMOR QUE CONTA. TODA A MINHA VIDA SÓ DEI A DEUS AMOR!” O que faz a fé de Teresinha ser tão natural, tão singela e profunda, é essa fé no amor de Deus por ela.

Sentir-se amado(a) por Deus, estar convicto e ter a certeza de ser amado(a) por Deus onipotente, em outras palavras, crer com fé divina, crer firmemente neste amor. É a condição primária, necessária de todo comércio verdadeiro entre a alma e Deus.

Podemos vê em sua vida essa condição realizada. Ela sempre teve essa idéia de Deus, como Ele mesmo quis manifestar-se a nós: o Amor. Assim o definiu São João: “Deus é amor” (1Jo 4,16).

Por ter perdido a sua mãe cedo, ela concentrou-se toda a sua infância na pessoa do pai. Já podemos vê nisto um desígnio especial de Deus. Deus se apresenta ao coração o mais amoroso, mais terno dos pais, numa palavra, como o amor paterno em seu mais alto grau (Ef 3,15).

A atmosfera em que viveu a alma de Sta. Teresinha, em que respirou, cresceu e desabrochou foi esta fé no amor de Deus por ela, sei pai, para com a pobre criancinha que ela é.

É desta raiz que germina toda a sua vida espiritual: amor filial, humildade, confiança, abandono e alegria. Essa são às simples virtudes, são o grão de mostarda depositado pela mão de Deus nesta almazinha.

O privilégio dessa almazinha foi o de compreender melhor do que nós e de ter a missão de fazer-nos compreender que possuímos o seu mesmo privilégio: o de sermos filhos de Deus e, por conseguinte, infinitamente amados, com amor paternal por Deus, nosso Pai.

A alma de Teresinha sente-se, crê-se infinitamente amada e corresponde a este apelo do amor por um impulso, um desejo bem simples de amar. Mesmo quando Deus a faz passar por caminhos sombrios, é sua fé firme no amor de Deus Pai, que a guia e sustenta.

“É TÃO DOCE SERVIR A DEUS NA NOITE DA PROVAÇÃO! TEMOS SÓ ESTA VIDA PARA VIVER DE FÉ.”

Através das suas provações, Deus quis aperfeiçoar-lhe a fé, elevá-la ao mais alto grau na fé, desprendê-la de todo sensível, de todo calculo intelectual, consciente e sentido. Quis por ai, consumá-la na santidade.

“SEI QUE ALÉM DAS NUVENS, MEU SOL ESTÁ SEMPRE A BRILHAR. QUAL É O SOL? O ASTRO DO AMOR! E COMO O SABE? PELA FÉ! A FÉ NO AMOR É A CHAVE DA SANTIDADE.”

A fé no amor foi, em Teresinha, o princípio, a raiz, o fundamento de sua santidade. A fé evangélica é um olhar simples e firme sobre o amor. Tudo mais decorre daí: a inteligência das coisas de Deus vem depois.

Nenhum comentário: