quinta-feira, 4 de outubro de 2007

SÓROR M. CONSOLATA BETRONE

Sóror M. Consolata, antes Pierina Betrone,nasceu, a 6 de abril de 1903, em Saluzzo. No ano seguinte a família foi fixar-se em Turim. Aos 13 anos, e precisamente na festa da Imaculada Conceição de 1916, Pierina, enquanto dava graças depois da ssagrada Comunhão, ouviu pela primeira vez a voz interior que lhe perguntava: QUERES SER TODA MINHA? Sem compreender por inteiro a extensão da pergunta, a criança respondeu: QUERO SIM, JESUS!

Ser toda de Jesus era para ela fazer-se freira. Teve muito que lutar pela vocação. Viveu mesmo durante algum tempo sob dolorosa prova de espírito. Mas finalmente, a 17 de abril de 1929, festa do Patrocínio de S.José, viu realizada a sua ardente aspiração: nesse dia, entrava pelos umbrais do Mosteiro das CApuchinhas de Turim(Itália).

A 22 de julho de 1939, havendo necessidade de desdobrar aquela Comunidade que se tinha tornado excessivamente numerosa, Soror Consolata passou para o novo Mosteiro de Moriondo(Testona), onde a 18 de julho de 1946, na idade de 43 anos, coroou, com santa morte, uma vida breve, mas sobremodo intensa.

Favorecida por Deus com grandes dons, Soror passou contudo, despercebidamente em meio da pequena Comunidade. Nem mesmo os dons divinos lhe fizeram nunca diminuir em nada o esforço que tem de fazer toda a criatura que aspira às culminâncias da Santidade.

Cada passo que ela dava a caminho da santidade custou violência à sua natureza. Era uma luta cerrada contra os defeitos que não lhe faltaram, como não faltaram tentações, por vezes violentíssimas, contra quase todas as virtudes.

A característica desta religiosa foi a sua tenacidade, a generosidade e o ardor combativo. Na doação de si mesma a Deus e ao próximo, não soube o que fosse medida ou reserva.

Como outrora Santa Teresinha do Menino Jesus, da qual é conquista gloriosa, Soror Consolata recebeu de Deus missão e vocação particular.

*A sua MISSÃO - oferecer-se como vítima, por solicitação divina, em favor das almas dos sacerdotes e religiosos que prevaricaram (cairam, fugiram do dever, que procedeu mal).
*A sua VOCAÇÃO - a do Amor: integrar, por assim dizer, a doutrina de Santa Teresinha do Menino Jesus acerca do caminho da Infância Espiritual, dando-lhe forma concreta, prática, acessível a todas as almas que a ele se sentem chamadas.

Essa doutrina ou caminho de amor pode resumir-se nos três pontos ensinados por Jesus a Soror Consolata (veja mais sobre isso nos temas sobre "Ato incessante de amor).

Nenhum comentário: