domingo, 14 de outubro de 2007

BIOGRAFIA DE SANTA TERESINHA



Pertence a uma família de classe média-alta da época. Morava numa mansão, tinha escola e até professora particular. Uma menina mimada e apaixonada pelo pai, o senhor Martin, que a chamava de “minha rainhazinha”. Teresa tinha tudo para se tornar uma dama rida da sociedade francesa do fim do século XIX.

No entanto, seu coração humilde bem cedo sente o desejo de se entregar única e exclusivamente a Deus.

Teresa está convencida que o “Deus vingador” que lhe é apresentado na catequese não corresponde à imagem de Pai misericordioso que tem no coração. Partindo dessa convicção, ela sente a necessidade de buscar outros caminhos. Quer ser “santa, grande santa”, mas não como certos santos antigos...

Teresa oferece ao futuro um novo estilo de santidade, uma nova forma de amar: a pequena via. O único caminho para o amor é a confiança, a perseverança, a aceitação: “Agora compreendo que a caridade perfeita consiste em suportar os defeitos dos outros,em não estranhar suas fraquezas, em edificar-se com os menores atos de virtude que a gente vê praticar”.

Naquela época já havia elevador nas casas ricas, fato que levou Teresinha a fazer esta comparação: “Nas casas muito altas, as pessoas se esforçam por chegar até em cima usando o elevador. Eu encontrei o meu elevador, ele me leva até o Pai... são os braços de Jesus”.

Na vida comunitária do Carmelo, Teresinha não quer ficar perdendo tempo com as mesquinharias do dia-a-dia. Ela intui que o que conta é o amor, só o amor. Entende que amar é acolher o outro; é saber dar ao outro a liberdade de amá-la ou mesmo de não amá-la; é contemplar no outro a pessoa de Jesus: “É a Santa Face de Cristo que amamos, impressa em cada pessoa”.

Teresinha sente-se missionária, como os que tinham a coragem de partir rumo às terras distantes. Mas como sê-lo ficando parada, enclausurada? Teresinha supera essa dificuldade: “Sinto em mim todas as vocações: de apóstolo, de missionário, de sacerdote, de mártir, de doutor... Considerando, porém, que não posso vivê-las todas, na Igreja eu serei o amor”.

Assim Teresa nos ensina que todos, mesmo permanecendo onde estamos, poderemos chegar lá onde o coração quer ir. A missionariedade não é questão de geografia, é questão de amor.

Santa Teresinha é uma santa para nossos dias, para todos os dias, para eternidade: “Sinto que minha missão vai começar, minha missão de fazer amar o Bom Deus, como eu o amo; de indicar às almas meu pequeno caminho. Se o Bom Deus atender meus desejos, meu céu se passará na terra..., até o fim do mundo. Sim, quero passar meu céu fazendo o bem sobre a terra”.


MARIA FRANCISCA TERESA MARTIN – Santa Teresinha do Menino e Sagrada Face

*Nasce em 02/01/1873, cidade de Alençon, França.

*Em 04/01/1873 recebe o sacramento do Batismo.

*Em 1877 fica órfã pelo falecimento da mãe de câncer. A família se transfere para
Lisieux.

*Em 1882, Paulina entra no Convento das Carmelitas de Lisieux. Aquela que Teresinha tinha escolhido pra substituir a mãe.

*Em 08/05/1884, recebe o sacramento da Primeira Comunhão.

*Em 14/06/1884, recebe o sacramento do Crisma.

*Em 25/12/1886, sua irmã Maria, também se torna Carmelita em Lisieux. Teresinha vive momento de tremenda solidão e crise. Mas, na noite de Natal, encontra forças para reagir à suas fraquezas de criança.

*Em 20/11/1887, viaja a Roma para pedir ao Papa Leão XIII a licença para entrar no Carmelo com 15 anos.

*Em 08/04/1888, ingressa no Carmelo de Lisieux.

*Em 10/01/1889, é a sua tomada de hábito.

*Em 08/09/1890, com a profissão religiosa, torna-se carmelita.

*Em 24/09/1890, é a sua tomada de véu.

*Em 1894, morre o seu pai e Celina junta-se à irmã no Carmelo.

*Em 08/06/1895, escreve o Ato de Oferecimento ao Amor Misericordioso.

*Em 1896, ela descobre que estar gravemente doente de tuberculose. Naquele tempo a doença era incurável.

*Em 30/09/1897, Teresinha morre aos 24 anos e 8 meses, dizendo: “Oh, meu Deus, eu te amo”.

*Em 29/04/1923, foi beatificada.

*Em 17/05/1925, o Papa Pio XI a proclama Santa e mais de 500 mil peregrinos estão em Roma para aclamá-la.

*Em 14/12/1927, foi proclamada Padroeira das Missões.

*Em 03/05/1944, declarada Padroeira da França.

*Em 1997, o mundo inteiro celebra o Centenário de sua morte e o Papa João Paulo II a declara “Doutora da Igreja”.

Nenhum comentário: